terça-feira, 6 de setembro de 2011

Agressividade e Alcance de Items: nevo x M5

Essa partida é a primeira de uma série melhor de três entre nevo e M5, do campeonato do Darer. Infelizmente, não temos a ordem de bans e picks, mas esse jogo apresenta muita coisa interessante para discutir. Você pode encontrar o link do replay aqui (clique)
  
  
Os heróis

Com Priestess of the Moon e Queen of Pain, nevo já possui muita mobilidade para entrar e sair de lutas, para não falar do dano absurdo que as duas sozinhas podem causar. No instante em que Sand King conseguir sua adaga, ele vai se unir às três no clube dos heróis móveis e que causam muito dano. Vengeful Spirit está ai para dificultar a vida de Enigma, o único herói que os russos tem que é capaz de parar um Lycanthrope com BKB. O time é bem balanceado e é forte em todos os estágios do jogo. No entanto, nevo não possui nenhum herói que é usuário natural de items importantes como Mekanism e Pipe.

Do lado do M5, nós temos um time recheado com stun e nukes, configurando um time muito forte durante o "mid game". Além disso, os heróis escolhidos pelos russos dão a ele a opção de terem vários items diferentes para se protegerem do dano de área dos dinamarqueses. Se nevo tem Vengeful Spirit para contra-atacar Enigma, M5 tem Lion para impedir que isso aconteça: basta que ele a pegue desprevenida com Impale + Finger of Death. Essa proteção vai garantir que Enigma possa acertar os seus Black Holes e vai permitir que o time abuse de todos os nukes que possui. O problema nessa lineup é que ela é especialmente fraca no comecinho do jogo: Lion, Earthshaker e Enigma são muito fracos no level 1, pois eles não tem muita mana, armadura ou mesmo magias fortes bem no comecinho do jogo. Além disso, Lion e Enigma precisam de XP para mostrarem sua força.

O jogo

Lane dupla no meio: dada a desvantagem que Lion possui no começo do jogo, nevo rapidamente constrói suas lanes de forma a explorar essa fraqueza e rapidamente tomar o controle do jogo. Com Queen of Pain e Vengeful Spirit no meio, eles podem pressionar Lion desde o começo, obrigando-o a ficar abraçado à torre para não morrer. E não há nada que ele possa fazer para reagir. Graças à essa lane dupla, nevo já tem total controle da partida nesse início. Aqui nós já vemos o estilo agressivo dos dinamarqueses. M5 reage enviando Earthshaker para o meio, mas isso trabalha a favor de nevo, pois Earthshaker e Lion irão passar a dividir XP, retardando ainda mais o desenvolvimento de Lion.

 nevo explorando a fraqueza de Lion no começo do jogo

Essa mentalidade ofensiva, no entanto, pode induzir os jogadores ao erro, que é o que acontece aqui: Queen of Pain mergulha com Blink p/ tentar matar Lion, e acaba morta. Esse erro atrapalha um pouco os planos dos dinamarqueses. No entanto, aos dois minutos de jogo, Lion morre nas mãos de Vengeful Spirit e Queen of Pain. Agora Vengeful Spirit está livre p/ passear pelo mapa e organizar ganks. Na lane de baixo, Windrunner te uma pequena vantagem sobre Sand King pois ela o matou uma vez, mas o farm está igual; na lane de cima, Pugna está DEMOLINDO Mirana, tendo o triplo do farm e mais XP. E Enigma e Lycanthrope estão passando férias em suas respectivas florestas.

Por causa desse estilo agressivo de nevo, Lion nunca está livre para organizar ganks. É simplesmente muito arriscado para ele sair da lane. Um exemplo simples é o que acontece na marca de 7:50 de jogo, onde os dois times trocam heróis, com Lion e Vengeful Spirit morrendo, troca evidentemente vantajosa para os dinamarqueses.

Na marca dos 9 minutos, os russos resolvem tentar alguma coisa. Eles tentam gankar Mirana na lane de cima com vários heróis, mas ela consegue escapar com leap. E imediatamente após a tentativa frustrada de gank, M5 começa a atacar a primeira torre. Ao invés de ir defendê-la, nevo começa a atacar a primeira torre na lane de baixo. Essa troca é vantajosa para nevo, pois a torre da lane de baixo que estão destruindo é importante para Scourge manter controle de Roshan e das runas, enquanto a torre de cima não concede tanto controle de mapa assim. Além disso, como consequência dessa investida dos russos, Lion ficou sozinho na lane do meio, presa fácil para um gank executado por Queen of Pain, Sand King e Vengeful Spirit.
  
Na marca dos 15 minutos, todos os heróis (com exceção de Mirana) começam a se juntar no meio do mapa, e uma batalha está prestes a acontecer, pois nenhum dos dois times quer perder as torres da lane do meio. nevo escolhe não lutar, e M5 avança para destruir a torre. Essa tensão toda no meio permitiu que Mirana farmasse tranquilamente no topo do mapa, recuperando-se do início complicado que teve contra Pugna. Na marca dos 17 minutos, um erro da parte dos russos: Enigma e Windrunner vão muito fundo no território do Sentinel sem razão nenhuma (não estavam gankando, atacando torre ou similar) e acabam mortos. Novamente os dinamarqueses estão com toda a vantagem graças à agressividade, punindo os russos cada vez que eles atravessam o rio, obrigando-os a ficarem na defensiva. E, no entanto, mais uma vez a mentalidade agressiva induz nevo ao erro: ao invés de ficar farmando na segurança da floresta na parte de baixo do mapa, Lycanthrope tentou farmar os Ancients do Scourge, só para ser encontrado e morto por Pugna e Lion.

Black Hole não vai salvar Enigma aqui
  

Na marca de 19 minutos, M5 e nevo se envolvem em mais uma troca: os russos se juntam para matar Roshan. Ao invés de ir para cima deles, nevo decide atacar as torres das lanes no topo e no meio do mapa. M5 derruba Roshan e consegue a Aegis, mas nevo destruiu duas torres nessa brincadeira. Notem como os russos inteligentemente reagem à perda de suas torres comprando wards, plantando-as na floresta de Scourge para recuperar o controle de mapa que as torres davam. Isso não impede, no entanto, que nevo continue jogando de forma agressiva, achando e matando Enigma e Earthshaker na marca dos 21 minutos e destruindo a segunda torre do meio logo em seguida.

A importância do alcance de items: a partir daqui, nós vamos testemunhar uma mudança no fluxo do jogo. Até agora, nevo manteve o controle do jogo graças a um jogo muito agressivo, usando de ganks para manter Lycanthrope seguro. Se continuar assim, ele ficará muito forte e será uma grande ameaça. Podemos nos perguntar: o que M5 tem que fazer para impedir que isso aconteça? Ora, o que precisa ser feito é acabar com a segurança da floresta. E M5 começa a fazer isso na marca de 23 minutos, usando todos os seus heróis para atacar a torre na lane de baixo. Sem essa torre, a floresta já fica bem menos segura, pois a torre é um ponto de TP importante. Ao destruir essa torre, M5 está roubando o controle de mapa que nevo possui.

Pausemos o jogo agora para ver os itens de cada heroi. Mirana tem uma Diffusal Blade, que lhe dá um dano decente além de muito potencial p/ perseguir heróis; Lycanthrope já tem o seu BKB; Queen of Pain tem Aghanim's Scepter, p/ ficar ainda mais forte nas lutas graças a um cooldown menor no seu Ult; Sand King tem sua adaga. Eles não tem Mekanism ou Pipe. Do lado de M5, Pugna tem Mekanism; Lion tem sua adaga; Windrunner está quase terminando sua Pipe. Até aqui, tudo normal. Mas ai vem a coisa linda: M5 tem DOIS Necronomicons, um LVL3 com Enigma, outro LVL1 com Pugna. A pergunta é: por que Enigma foi direto p/ Necronomicon LVL3, ao invés de comprar uma Adaga ou mesmo Vanguard? Sem a Adaga, é mais difícil iniciar lutas; e Vanguard é melhor em termos de custo/benefício que Necronomicon em termos de HP e Tank. Vamos ver como os russos fazem uso desse item.

De volta ao jogo, M5 continua a avançar na lane de baixo na marca dos 23 minutos. Se eles destruírem a segunda torre, a floresta vai ficar completamente insegura e Lycanthrope não terá mais a vida boa que teve. Justamente por essa razão, nevo fica por ali para defender a torre. Sand King se esconde nas árvores, só esperando uma chance p/ blinkar e liberar o seu Ult. E agora, a beleza por trás de Necronomicon: as duas unidades do livro são invocadas, e elas partem para cima de Sand King, que é obrigado a recuar. Esse pequeno movimento acaba completamente com a organização de nevo para defender a torre. Na batalha que se segue, Sand King não consegue usar o seu Ult. M5 não apenas vence a luta, mas destrói a torre e toma completamente o controle do jogo. Windrunner completa o seu Pipe, e agora os russos tem muitos items úteis.

Sand King encurralado, sendo obrigado a recuar

Na marca dos 25 minutos, esse Pipe mantém Windrunner viva por tempo suficiente para obrigar Sand King e Queen of Pain a persegui-la, atraindo os dois para uma armadilha: Windrunner morre, mas Sand King e Queen of Pain acabam mortos pelos outros heróis dos russos. M5 avança para destruir a segunda torre da lane do meio. Lion pega Mirana desatenta graças à Adaga, e ambos Mirana e a torre são destruídos. nevo está ficando perigosamente contra a parede aqui.

Os dinamarqueses tentam reagir à perda súbita de controle do mapa colocando wards próximas do Roshan. O problema é que, com Necronomicon, M5 rapidamente consegue achar e destruir a ward, não dando chances para nevo. Na marca dos 29 minutos, M5 reúne seus heróis p/ atacar Roshan. Ao invés de ir lutar, nevo pressiona a lane de cima. M5 simplesmente tem uma combinação mais forte para lutas com time, então é mais vantajoso pressionar a lane e ameaçar destruir os quartéis. M5 não aceita trocar a torre e os quarteis por Roshan, e envia todos os seus heróis para a lane de cima, matando Lycanthrope, mas perdendo a torre. Lycanthrope imediatamente usa o Buyback, pois os russos estão indo atacar Roshan. nevo tenta um gank usando Smoke of Deceit, mas um Lion invisível rapidamente os encontra e acaba com as chances que os dinamarqueses tinham. Na batalha que se segue, M5 mata três heróis e Roshan.

Ward NEGADA

Aos 32 minutos de jogo, o ataque final na base dos dinamarqueses. M5 se reúne e começa a avançar. Graças a wards excelentes por parte de NS, eles conseguem manter Sand King sob controle. Ele mais uma vez não consegue usar Epicenter. A combinação de Mekanism e Pipe mantém todos os heróis de M5 vivos, e eles são capazes de eliminar todos os heróis adversários e vencer o jogo.

Conclusão: nesse jogo, podemos ver dois princípios importantes sendo aplicados. Na primeira parte do jogo, nevo moveu seus heróis agressivamente pelo mapa para proteger Lycanthrope, nunca permitindo que Lion realizasse qualquer gank. Na segunda metade do jogo, M5 aproveitou o fato de ter um maior alcance de items (quer dizer, eles trazem mais items úteis ao jogo) para mudar o fluxo do jogo e vencer. A combinação de Mekanism e Pipe protegeram os russos contra o dano mágico de nevo, e os Necronomicons sempre mantiveram Sand King em cheque, para não falar do dano absurdo que causam quando são destruídos. É interessante notar também que os dois times reagem com wards à perda de suas torres.

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